Seguro Segurança

Qual a importância da segurança patrimonial?

 

A segurança patrimonial funciona por meio de um conjunto de medidas e práticas de segurança para evitar ou reduzir perdas patrimoniais de uma determinada organização. Consideramos como organizações as empresas e instituições, assim como os condomínios e as residências.

 

Além de preservar os valores mais evidentes de qualquer organização, representados tanto pelas pessoas quanto pelos bens materiais, a segurança patrimonial pode até garantir a continuidade dos processos em alguns segmentos empresariais e esse fator a torna essencial, inclusive do ponto de vista da estratégia produtiva.

 

Essas medidas devem ser pensadas de maneira composta, para assegurar que uma influencie a outra positivamente. É preciso garantir, por exemplo, que se tenha um sistema antifurtos integrado a um bom controle de portaria, de forma a integrar toda a estrutura a ser protegida.

 

Agora é possível identificar facilmente o grau de importância que a segurança patrimonial possui, concorda? Por isso, separamos algumas formas de garantir a sua segurança:

 

Segurança perimetral

 

Um ponto essencial da segurança patrimonial consiste em garantir a proteção contra violações e acessos não autorizados. Na maior parte das vezes, os invasores têm como objetivo praticar furtos, assaltos, sabotagens ou outras ações criminosas.

 

É essencial detectar a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades da organização ou em locais onde eles não deveriam estar.

 

A verdade é que se deve acrescentar o máximo de dificuldade possível entre a área externa e a área interna a ser protegida. Isso deve ser feito projetando sistemas físicos e eletrônicos de barreira perimetral, como:

 

Muros altos

Cercas elétricas

Sensores perimetrais e alarmes

 

Os dispositivos devem ser adotados analisando-se a particularidade de cada local. Uma boa segurança perimetral deve basicamente considerar dois aspectos:

 

Dificultar ao máximo a transposição das barreiras físicas, o que pode ser feito elevando a altura da barreira ou criando dificuldades de acesso com dispositivos cortantes ou cerca elétrica. No caso da violação da barreira, o sistema projetado deverá permitir a pronta identificação.

 

No caso da cerca elétrica, o rompimento do fio aciona esse alarme ou também através de sensores perimetrais que permitem fazer essa identificação.

 

CFTV

 

O sistema de câmeras (CFTV) é um dispositivo fundamental dentro de um sistema de segurança eletrônica. Ele possui basicamente três funções:

 

1- Inibição

O fato das pessoas saberem que estão sendo filmadas e eventualmente gravadas diminui a propensão de praticarem atos delituosos. Estudos demonstram que áreas monitoradas por câmeras possuem incidência criminais menores, mantendo outras variáveis semelhantes.

 

2- Detecção

O sistema de CFTV permite detectar ações criminosas. Isso pode ser feito através da Central de Monitoramento ou através de sistemas mais modernos.

 

3- Identificação

Mesmo que a detecção no momento do crime não aconteça, seja por questões tecnológicas ou de orçamento, se o sistema possuir gravação, é possível identificar a face dos criminosos. Além disso, podemos aprender o modus operandis da ação e corrigir eventuais falhas no sistema de segurança.

 

Controle de entrada e saída

 

Tanto a entrada quanto a saída de pessoas e veículos deve ser rigorosamente controlada.

Porteiros físicos, interfones e portarias virtuais também são especialmente eficazes na realização desse tipo de controle.

 

Na prática, estacionamentos devem ser continuamente monitorados e, no caso da entrada e da saída de pessoas, deve-se fazer uma distinção cuidadosa entre o próprio pessoal da organização, visitantes e fornecedores, com a adoção de procedimentos específicos para cada caso.

 

Dessa forma, as funções de portaria não devem ser exercidas por pessoas inexperientes, que não tenham conhecimento específico sobre o controle de entrada e saída de pessoas, recebimento de correspondência, mercadorias, monitoramento de área de estacionamento, entre outras tarefas específicas das funções.

 

Também é fundamental que esses funcionários sejam instruídos a respeito de como se comportar cordialmente no trato com o público, sem perder a firmeza necessária para cumprir com as normas estabelecidas.

 

Vigilância

 

Da mesma forma, vigilantes devem compreender todos os passos a serem seguidos no monitoramento das áreas definidas e as responsabilidades que essa tarefa envolve.

Se uma vigilância armada se faz necessária, é indispensável que, além de rigoroso treinamento, os vigilantes sejam especificamente credenciados para a função, inclusive levando em conta a Instrução Normativa 78, de 2014, que estabelece os procedimentos para os exames psicológicos aplicados à categoria (conforme o previsto no Estatuto do Desarmamento, Lei número 10.826, de 2003).

 

Terceirização do serviço

 

A contratação de um serviço de segurança terceirizado traz vantagens e elimina burocracias. Podemos começar pela economia de recursos financeiros, considerando que a administração de pessoal feita pelas empresas especializadas objetiva o melhor aproveitamento dos funcionários com foco na produtividade, evitando assim contratações desnecessárias.

 

A Seguro Segurança além de oferecer todos os serviços citados acima, também trabalha com uma equipe completa e bem treinada para serviços terceirizados.

 

Fale conosco pelo número: (85) 3025-2423 e nos siga no Instagram.

Compartilhar